As 10 maiores frustrações de noivas ... com fotógrafos!

É muita expectativa para seu casamento! E sim, dá um trabalhão fazer tudo, planejar, escolher fornecedores, serviços, cores, flores, vestido, sapato, maquiagem, cabelo, terno, gravata... E tudo tem que caber no orçamento! (Nem vou mencionar a lista de convidados... Oops falei...) Não tem nada de simples, mas vale muito a pena cada detalhe! Seu vestido, a decoração, a música, o Buffet, tudo! Mas depois que passou o dia, felizes e o que vai ficar? A decoração, o vestido, a maquiagem e claro o delicioso Buffet terão ido embora. O que vai ficar com vocês? Sim! São as fotos, seu álbum, este vai contar toda a história e vão reviver tudo novamente. Então é um assunto bem sério, escolher quem vai registrar toda a materialização de todo o planejamento e investimento que fizeram.
Esta lista vai te ajudar a encontrar o profissional certo para esta função tão importante e espero que supere suas expectativas, que vai criar lembranças únicas e criativas do grande dia de vocês. Então veja as 10 principais frustrações das noivas e sugestões para fugir delas:
#1
"Sempre sonhei em contratar o fotógrafo X, mas acabei contratando o Y, até gostei das fotos, porém..."
Por que acontece? Basear as suas expectativas no trabalho de outro profissional é a frustração número um das noivas insatisfeitas. Nenhum artista realizará obra igual ao outro. Dois fotógrafos podem até seguir a mesma escola/estilo, porém o olhar de cada um depende das experiências pessoais e vivências individuais. Desejar um trabalho e contratar outro é a receita certa para fracassar miseravelmente na confecção da maior lembrança do seu casamento. Batalhe para contratar o profissional dos seus sonhos, mesmo que o orçamento inicial não alcance ou a data não esteja disponível.
Sugestão : Caso o problema seja orçamento, faça ajustes, abrindo mão de algum item menos relevante (lembre, o que vai durar para sempre serão as fotos) ou ainda busque um parcelamento diferenciado com o profissional.
#2
"Não sei o que aconteceu, as fotos dele são lindas, mas mesmo com as dezenas de fotos que eu enviei como referência, as minhas não ficaram legais."
Por que acontece? É natural buscar referência de imagens que vocês gostam e expor isso para o profissional. Pode ocorrer um desalinhamento de suas expectativas com o processo criativo da fotografia. O que é isso? O boicote artístico é uma das principais angústias da maior parte dos profissionais. Quando você não permite que o fotógrafo trabalhe no seu estilo próprio, a liberdade criativa vai embora. Expressões artísticas exigem liberdade para que culminem no desenvolvimento de obras únicas e de valor inestimável.
Sugestão: Tem alguma ideia? Ótimo, são sempre bem vindas! Exponha para o fotógrafo, mas sem fazer alusão a outro profissional, nem peça para copiar alguma foto. Além de deselegante, isso gera insegurança para os dois lados.
#3
"Sei lá, o fotógrafo me pareceu meio chato ou arrogante. Não me senti bem com ele."
Por que acontece? Faltou conexão entre vocês. Conhecer intimamente o fotógrafo é essencial para criar a conexão necessária para ficarem mesmo a vontade e espontâneo. Lembre que as imagens irão expressar a realidade sobre os fatos e que, se você não estiver plenamente à vontade com quem clicou, a decepção está garantida.
Sugestão: Converse durante horas com o candidato a fotógrafo a fim de saber se, além de boas fotos, ele também é uma pessoa agradável para vocês e que compartilha de seus valores.
#4
"Passei a minha festa toda posando pra fotos com convidados. :-("
Por que acontece? Algumas noivas optam por cumprimentar e fotografar todos os convidados. Isso pode demandar horas e drenar uma quantidade absurda da sua energia. As fotos são a parte mais rápida do processo e você ocupará a maior parte deste tempo cumprimentando as pessoas e não fotografando.
Sugestão: Se você não deseja fotografar com todos os convidados, abra a pista o quanto antes e combine com o fotógrafo para realizar as fotos durante este período, de forma despojada. Não se esqueça de, pelo menos, posar para fotos formais com a sua família.
#5
"Não tenho fotos com minha tia 'Maria', que acabou falecendo semanas após o evento."
Por que acontece? Em contraste com a frustração anterior, não clicar os convidados e (em especial) a família e amigos mais achegados pode gerar um grande arrependimento, além disso, algumas pessoas podem sair falando: "Imagina que a noiva não veio até nós para fazer uma fotinha."
Sugestão: Converse com o seu fotógrafo (e cerimonial) previamente e elabore uma lista/checklist com as pessoas que não podem faltar nas fotos.
#6
"Me achei travada nas fotos do dia do casamento."
Por que acontece? A não ser que você seja modelo, não faz parte do cotidiano das pessoas ser fotografada. A melhor maneira de se acostumar com essa nova demanda é participando de uma sessão prévia de fotos.
Sugestão: Cogite a possibilidade de contratar uma sessão "pré-casamento", além de ser uma oportunidade incrível de você entender o estilo da fotografia/direção do profissional contratado, de quebra, você ainda conhece melhor seu fotógrafo como pessoa.
#7
"Depois das 2 da manhã eu não via mais os fotógrafos!"
Por que acontece? Turnos de trabalho exagerados reduzem o chamado período de "processo criativo". Ninguém é capaz de permanecer dentro dele por longos períodos. Exigir que seu fotógrafo acompanhe momentos menos impactantes pode custar caro durante o restante do evento. Lembre que arte exige descanso e inspiração. Em países mais desenvolvidos, os fotógrafos de casamento recebem por hora trabalhada e tem limites de tempo muito mais curtos que os nossos (entre 8 e 10 horas). Você prefere ter um zumbi acompanhando o seu café da manhã ou um verdadeiro artista durante a cerimônia?
Sugestão: Estipule um horário coerente de trabalho juntamente com o seu fotógrafo e que inclua períodos de descanso e alimentação.
#8
"O fotógrafo que me atendeu pra fechar o contrato nnão estava clicando no dia do casamento."
Por que acontece? Não estabelecer claramente, em contrato, quem são as pessoas que realizarão a cobertura do seu evento é um grande erro, especialmente para quem contrata grandes empresas do setor. Lembre que o combinado não sai caro, logo, esclareça a situação logo na primeira reunião.
Sugestão: Solicite o contrato previamente e exija uma cláusula que contemple tal situação.
#9
"Tem 3 meses que eu casei e ainda não vi as fotos!"
Por que acontece? O processo pós evento (edição e tratamento das imagens) pode levar, dependendo do estilo do profissional, até 50 horas. Entenda que o fotógrafo precisa realizar todas as outras atividades semanais inerentes ao seu negócio, porém, existe um limite para a sua espera e resta a você definir qual será.
Sugestão: Inclua no contrato os prazos máximos admitidos. Segundo a minha experiência, períodos de até 60 dias são perfeitamente aceitáveis.
#10
"O pessoal da fotografia me deixou tensa durante o make-up"
Por que acontece? É comum a noiva relacionar a tensão que envolve o período que precede o casamento aos profissionais que têm contato mais direto com ela. Entenda que, normalmente, os momentos de maior tensão ocorrem em função de atrasos (por parte de fornecedores e convidados).
Sugestão: Converse bem com todos os fornecedores e defina horários razoáveis para cada fase estar pronta. Por exemplo, no salão de beleza, estipule terminar pelo menos 1 hora antes de estar na cerimônia. Planeje tudo, mas no dia delegue as tarefas com quem confia (se possível, uma cerimonialista/assessora, vai te ajudar e muito) assim estará tranquila para aproveitar seu grande dia.
Espero mesmo que este conteúdo te ajude a encontrar seu fotógrafo(a), vale muito cada esforço.